12 de maio de 2012

COSTURAR A VIDA!

Costurar nunca foi minha praia. Não que eu não tenha tentado algo sobre o assunto, mas definitivamente não tenho habilidade nem inclinação...essas coisas muito minuciosas me impacientam. Se tivesse uma cola pra juntar as partes de forma segura e definitiva, acho que me aventurava...Mas esses pequenos pontinhos bem próximo um do outro, milimetricamente calculado...uuffaaaaa....cansei só de imaginar!
Mas acho lindo quem faz e faz bem feito! Estou falando sobre isso porque apesar de não ter aptidão para costurar tecidos...parece que gosto e tenho habilidade para costurar situações e relacionamentos...e isso é pra quem tem disposição de mente e alma!
Desenhar o modelo apropriado antes da costura é um desafio a ser feito em quatro, seis, oito...enfim...quantas mãos forem necessárias...e isso exige sincronia, respeito, escuta, inclinações, empatia...e muito, muito tempo...aprender a comunicação necessária pra construção de um modelo que vista bem a ocasião...se necessário conflitos podem surgir...que surjam....e que se vão...e que voltem...e que se deixem..mas que prevaleça o desenho que possibilite a construção de um novo momento de vida e não de morte!
Enfrentar a instrumentalidade de tesouras, linhas, agulhas e medidas....entre outros, não é fácil!
Desenhar com giz o lugar do corte...sim, porque costurar envolve cortes e pobre de quem não entende o processo: cortar situações, medir palavras, juntar peças...e muitas vezes ter que saber lidar com as alfinetadas...kkkkk...e também alfinetar....eita que coisinha difícil...mas é preciso uma primeira montagem para ensaiar o novo olhar...o novo tempo!
E a nudez?...puxa...essa parte é realmente constrangedora e desconfortável...mas a situação exige..se quero que o que há de vir seja bem feito...que me dispa, que me exponha, que me arrisque, que me livre de tudo que me impeça de me vestir de forma conveniente a quem sou e a que sou chamada a ser...nua...nua de minhas roupas velhas....nua de minha predisposição....nua de mim mesma...pronta!

Que venha a primeira prova...nervosa!


Que venha a segunda prova...ansiosa!

Os adereços são as pérolas que juntamos na ocasião...são jóias para a eternidade...o vestido pode até a traça roer..mas o aprendizado..aaahhhhhhhhh....fica em cofre na alma....são minhas jóias e ninguém toma. Nenhum julgamento dos superficiais e nenhuma condenação dos padroeiros da cruel inquisição não queimam. SÃO MINHAS JÓIAS QUE GANHEI DE PRESENTE DO ARTESÃO DA VIDA!
Tô quase pronta...vestida de novo...vestida a espera da triunfante entrada...vestida para viver, para ser o que fui designada a ser...as cortinas se abrem só para Ele..e só...os outros só entram no salão da festa e nunca nas recâmaras...nem os que participaram da costura podem saber o que acontece na sala de espera...silêncio amoroso e reverente!
SÓ QUE TEM UM DETALHE!
TENHO ESTILO PRÓPRIO..E NÃO ABRO MÃO!
MINHAS DIGITAIS...MINHA HISTÓRIA...MINHA SINGULARIDADE...MINHAS MARCAS....MEUS DESENHOS...SÃO PRESENTES DELE PRA MIM!
RSRSRSRS....E OS NORMÓTICOS QUEREM CLONAR AS SITUAÇÕES E A VIDA...QUE DESPERDÍCIO...SOU ROSA E LEVO TATUADA NAS MINHA COSTAS MINHA IDENTIDADE!
ROSINHA VOCÊ CRESCEU! POR ISSO A FOTO DE SUA INFÂNCIA..VOLTASTE A SER CRIANÇA!

ROSE LIRA

3 comentários:

  1. Debora Betania (enviado pelo face)
    Seu texto me fez lembrar de Macado De Assis, que também escreveu sobre esse tema e faz uma conclusão bem diferente da siua. Ele escreveu: "'Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.

    Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça:

    — Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!" Prefiro a sua poética e linda forma de ver as pessoas sempre buscando e compartilhando o melhor do outro e também no outro...Essa visão que quero para mim . bjos
    Débora Betânia

    ResponderExcluir
  2. Que experiência lúdica eu tive agora, através de sua imaginação traçando costuras entre a própria costura e sua percepção de vida... Nossa!!!! Só podia vir de você, que sabe aproveitar bem sua mente quando ela fica nas nuvens. E se essa minha última afirmação for lúdica ou literal cabe só a você julgar! :-) Bjo!

    ResponderExcluir
  3. oi! Rose, como é tempo sempre de ressurreição, que possamos nos aproximar do ressuscitado do jeito que somos, com as vestes e adornos que Ele nos deu de presente e juntas(os) contemplar a beleza que provém dele.
    Feliz Páscoa!
    É sempre muito bom ler teus escritos.Neste momento estou de agulha, linha e tesoura nas mãos, não que eu costure tecidos, neste sentido não levo jeito também com tais instrumentos, mas a vida é tão parecida com a costura que se não tentarmos pelo menos aprender a lidar com alguns intrumentos acabamos nos ferindo e errando por completo o vestido que nos mesmas vamos vestir.Contruir algo novo sempre é muito difícil. A leitura desse texto me ajudou a tomar algumas decisões...
    Quando é que vem em Marcolândia? Ainda estamos esperando por notícias da Rota da paz.

    Beijos!
    Eugênia ( enviado por email)

    ResponderExcluir

Poderá gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...