24 de fevereiro de 2011

BODE ASSADO DE ZÉ PELADO











Onde tem mesa, tem histórias.
Sou uma defensora das reuniões ao redor de uma mesa posta. 
Para mim nada substitui a conversa com familiares e amigos ao redor da mesa. 
Nutrimos o corpo, interligamos os nossos pensamentos e afetos enquanto resignificamos as nossas certezas.
Viajamos novamente em fevereiro ao Piauí, especificamente a Marcolândia cidade situada na divisa de Piauí e Pernambuco. Uma parte da cidade fica em Marcolândia(Pi) e a outra parte em Araripina(Pe). Lá é um dos poucos lugares que nos trás a sensação de onipresença porque podemos estar em dois lugares ao mesmo tempo.
E lá também encontramos mesas, pessoas ao redor das mesas e pessoas que nos servem a mesa. Lá encontramos gente muito especial. Mas nesse texto de hoje vou destacar uma delas que está ligada a nossa atividade comensal.
O nome dele é Zé Pelado (está na segunda foto limpando a mesa). Sim, não errei de nome não! Na verdade a sua casa de alimentação chama-se “ Bode Assado de Zé Pelado - O melhor bode de Araripina”. Fica na BR 316, km 15, em Araripina/PE.
É uma casa temática, cheia de símbolos e objetos próprios da cultura e religiosidade sertaneja: são muitas cabaças penduradas num pé de umbu; muitas plantas regionais; pedras dispostas por todos os recantos nos seus formatos mais diversificados, configurando desenhos e uma decoração belíssima. Além de um lindo santuário dentro do restaurante a competir com um bunner com a foto de Ariano Suassuna, um de seus mais ilustres freqüentadores.
Disso Zé Pelado fala com muito orgulho, seus olhos brilham enquanto fala de Ariano como seu amigo íntimo e mostra as fotos tiradas com ele. Aliás foi o próprio Ariano que o levou a receber quase 30 pessoas “globais” (rede globo de televisão) dentro do seu estabelecimento. Vieram saborear sua comida, lhe entrevistar e filmar. O Zé disse: aqui parecia um estúdio de televisão, sai até na Ana Maria Braga. 
Eita... agente lá fica como quem sonha, é como diz Jessier Quirino em um de seus versos “ dá uma doideira só de olhar”...agente fica com os sentidos alimentados:
  • Os olhos tentando pegar todos os objetos: símbolos e fotos que estão distribuídos no espaço de maneira harmônica traduzindo cuidado, zelo e fé;
  • Os ouvidos a se encherem com a histórias do Zé Pelado que agente não se cansa de ouvir nos levando a refletir em tamanha sabedoria;
  • O paladar que se desmantela com a carne de bode assada como quem tá comendo filé que derrete na boca; a macaxeira frita; o baião; a carne de bode cozida que o tutano escorre pelo queixo; o tomate bem vermelho cortado bem certinhozinho; e pra finalizar aquele doce regional e um baita cafezinho quenttttte!!!!!
  • O tato que se dá ao luxo dentro de um espaço da beleza e da simplicidade de pegar o alimento com as mãos e mandar brasa;
  • E o olfato????hummmmmm!!!!!! Imagine o cheiro dessa comida....embriaga os sentidos todos.
·          E não podemos deixar de falar do coração. Porque é o próprio Zé pelado que vem nos servir na mesa de tábua bem novinha que ele apresenta como sua mais nova aquisição... E pergunta : Querem bode assado ou cozido? E trás os dois... e trás duas vezes... E cada vez que trás conta uma história linda e seus olhos brilham.
E agente não pode deixar de falar do José...filho do Zé....eita menino arretado de bom!....a Zilmara disse assim do José: Tem gente que tem cara de gente boa e esse menino é assim...agente pergunta: Tem cajuína? De que tipo José? ...Ele diz: Espera ai?...e trás os dois tipos e tamanhos pra gente ver e escolher...não tem cardápio não...tem é gente lá que conversa com agente.
BODE ASSADO DO ZÉ PELADO...
NOS VESTE DE AMOR E CUIDADO...
DE SABOR E VIDA...
DE CULTURA E POESIA....
DE SIMPLICIDADE DIANTE DO INUSITADO.
Frase do Zé: “...eu tinha que aproveitar aquele momento (se referindo a presença da globo)...porque eu sabia que era só naquele momento...depois eu tinha os meus amigos sempre ali ...todos os dias....”
Deus nos dê a sabedoria de discernir e aproveitar cada momento de nossa vida como sendo único.

ROSE LIRA

Um comentário:

  1. Sinto que esse blog ficou mais belo com a minha presença nas fotos!!! kkk

    Mas realmente, o seu Zé é uma figura e sabe fazer um bode como ninguém!

    ResponderExcluir

Poderá gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...