10 de agosto de 2013

MEU AUTISTA PREFERIDO!

 Tenho um filho com microcefalia congênita. Ele tem hoje 24 anos. Possui um quadro de autismo leve. Em alguns momentos se recolhe se autoembalando no que chamamos de 'movimentos estereotipados', isto é, fica se balançando em si mesmo. Porém, através do entendimento que o 'mundo particular', o 'mundo próprio' não é unicamente dele, é que conseguimos interagir, e hoje ele não se recolhe em si mesmo quando balança. 
Por isso não entendo muito bem as definições de autismo - sem querer ser aqui especialista, até porque sou fisioterapeuta especializada em cardiopulmonar e não em autismo - e não gosto quando se referem ao autista como ELE tendo seu mundo particular. 
Na verdade acho muito mais que o 'mundo particular' é uma realidade dos não autistas. Ficam imersos no seu REINO de normalidade esquizofrênica. Não quero aqui de forma nenhuma como já falei, ser especialista, nem muito menos simplista. O que entendo é a partir do que vivo. Cada qual com sua vivência. E cada especialista com sua 'experiência'...rsrsrsrsrs....Mas entendo que a sociabilidade não depende de apenas um. Depende de dois ou depende do grupo. Não basta um querer interagir, é preciso que dois queiram, senão não tem sociabilidade, nem mundinho cor de rosa, nem mundinho azul, nem arco íris no ar. O que sei é que aqui na minha casa, como diz uma das minhas filhas: parece o programa "esquenta". Cada um tem seu mundinho, mas cada mundinho tem seu bracinho e eles se dão as mãos.
 Tem gente 'normal' que é pra lá de autista. É um tipo de gente que constrói seu 'mundo particular', seus esconderijos com paredes de vidro. TODO MUNDO VÊ, MENOS O COITADO. A criatura arma a barraca com pano transparente e ainda acende um abajur por dentro. Começa a viver 'no seu mundinho' de falcatruas, safadezas, tramoias, esquemas, joguinhos e pensa que ninguém tá vendo. Anda pra cima e pra baixo com os fundos da calça sujo de lama, todo mundo vendo, menos ele. Afff, isso é que é um MUNDO PARTICULARMENTE CEGO! 
Aí vem aquele que vive acima do cosmo. O que tem o MUNDO EM SUAS MÃOS. O mundo é literalmente dele, particularmente todinho dele....kkkkkk....acha que tem o controle nas mãos sobre tudo e todos. E haja controle!!!!!....sim, porque a cada vez que ele aperta o botão do controle X e o X não muda pra o 'Canal' que ele quer, pronto, ele quebra o controle no chão e vai atrás de outro tipo de controle, porque no mundinho dele o problema está no controle e não nas mãos que querem o controle. MUNDO PARTICULARMENTE DESCONTROLADO.
Podemos observar os que se enfiam dentro do PEDAÇO DE MUNDO, só pra ver o MUNDO TODO lhe ligando, lhe bajulando, lhe mimando, lhe perguntando "o que aconteceu?".....sei que cada um de nós, aqui acolá, cai num tipinho de mundo como esses que estou descrevendo....mas é que tem gente que isso é uma constante, o mundinho só vive tortinho esperando o 'amigo chave de fenda' vir ajeitar...putz...se não dá pra concertar agora minha amiga, deixa tortinho mesmo que ladeira que sobe, um dia desce. MUNDO PARTICULARMENTE DE TODO MUNDO!
 Eita, e o que vive correndo atrás do mundo????...esse vive com a língua de fora, querendo ganhar o mundo todo. Uma agenda pelo seu reino! Vive esbaforido, sem tempo pra nada, sem nada pra ninguém, sem hora pra coisa alguma, sem coisa alguma que seja particularmente sua, porque tudo que vem não fica, só passa. Simplesmente porque não são as coisas, ou pessoas que passam por ele. É ele que passa por elas! E aí sem canto nenhum pra ele, ele vive emburacado dentro de canto nenhum. MUNDO PARTICULARMENTE OCO!
E tem o mundo dos prazeirosamente indecisos. Não sei se vou, não sei se fico. Se vou, eu não sei pra onde. Se sei pra onde, eu não sei o que vou fazer lá. E se começo a fazer algo, na verdade nem sei mesmo o porque do que eu estou fazendo...arre égua!!!!!!.....cansa a alma! O mundo de LOST (incapaz de encontrar o caminho). E isso pode ser inconscientemente proposital, para fugir de si mesmo, de suas responsabilidades. Porque quem não sabe 'o que e como', são apenas ignorantes e não são responsáveis por nada, pelo simples fato de não o saberem. MUNDO PARTICULARMENTE CONFORTÁVEL.
E um dos mundinhos mais perigosos de interagir é o mundinho dos competitivos, dos inseguros, dos mal resolvidos consigo mesmo! Esse cria o mundo e sobe em cima dele! E nem tente chegar perto, porque o que ele quer é unicamente dizer: NO MEU MUNDO VOCÊ NÃO ENTRA. E pra isso a criatura se disfarça de coitado, de vítima, de injustiçado, exibe suas 'medalhas' de honra ao mérito, diz que tão querendo puxar seu tapete todo momento...sei que sempre tem realmente alguém querendo puxar o tapete da gente, em algum lugar, ou em alguma situação...isso tá cada vez mais comum, a ponta de se tornar cultural...mas todo mundo??? todo momento????...Uma pessoa desse planetinha acha que ninguém é qualificado o suficiente, seu ciume não deixa!!!!...e ainda desqualifica o outro como forma de justiça, sem perceber que aquele que ele desqualifica é quem sustenta seu mundinho horrível! MUNDO PARTICULARMENTE RIDÍCULO!
E tem os mundos particulares dos que tem medo de viver. Dos que tem medo de sofrer. Dos que tem medo de tudo e de todos. Sei que o medo em certa dose é particularmente salutar e necessário para auto preservação. Sei também que existe os medos patológicos, justificáveis por traumas muito fortes que geram pânico. Mas tem medos que nem são patológicos, nem são razoáveis, é apenas uma forma de ser covarde. E o pior é que, quem sofre desse tipo de medo covarde fica a toda hora querendo formar um exercito de adeptos fujões da vida. Não se relacionam. Não se apaixonam. Não se entregam. Não sofrem, Nem se alegram. Não são felizes. Não amam. Fogem pra o trabalho. Fogem para viver a vida do outro por osmose. MUNDO PARTICULARMENTE FORA DO COSMO.
POR ISSO COMO DIZ UM GRANDE AMIGO: " EU DIGO É TOME!!!!!..."..rsrsrsrs
EU DIGO É VIVO....E OLHE QUE O MEU É A DROGA DO TIM.
E EU DIGO É: Ô MUNDÃO BOM !!!!!!!
E DESCULPE OS QUE DIZEM QUE NÃO SÃO DESSE MUNDO, PORQUE EU SOU DESSE E DE OUTROS TAMBÉM. TAMBÉM TENHO MEU MUNDO PARTICULAR!
E PARA MIM O MUNDO É BOM POR DEMAIS, PORQUE DEUS QUANDO CONCLUIU SUA CRIAÇÃO, OLHOU PARA O MUNDO QUE CRIOU E DISSE: É BOM!
E ELE, DEUS, É MEU AUTISTA PREFERIDO, SIMPLESMENTE PORQUE O MUNDO É TODO DELE!

ROSE LIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...