19 de março de 2012

ALMA PEREGRINA!

Ouvia de meu pai quando criança em tom de brincadeira algo assim: "Se sua mãe demora muito sem viajar a mala dela começa a tremer no armário!"...minha mãe adorava viajar e meu pai trabalhar...alguém precisava custear não é mesmo?...rsrsrsrs. Enfim, não sei se por influência de minha mãe eu já cresci amando viajar, me deslocar. Minha primeira viagem sem meus pais foi aos quatro anos para uma fazenda no sertão da Paraíba...sem fones!...passei lá quase um mês! Minhas viagens alternavam entre as localidades pobres e rurais e as urbanas e abastadas, eram roteiros muito ecléticos.
Nas estradas do nordeste, eu via constantemente as caravanas e acampamentos de ciganos que me enchiam os olhos...nas respostas dadas pela minha família sobre que povo era aquele, eu sempre ouvia que eram "peregrinos"...pronto, pra mim foi o suficiente para a partir de então querer ser quando crescer: "UMA CIGANA"! Minha alma peregrina estava a procura de uma identidade!
Cresci inconscientemente querendo fazer "algo" que respondesse a minha alma peregrina: cigana (meus  pais nunca deixariam), turismo ( todo mundo ria quando eu mencionava isso na década de 70), arqueóloga (no Brasil da ditadura pra sair era uma burocracia tremenda), então passei a buscar justificativas pra me mudar de cidades a partir dos 18 anos: de João Pessoa para Salvador, de Salvador para Fortaleza, de Fortaleza para Recife, depois Fortaleza de novo, dai para o Iguatu e volto para Fortaleza....uuufffaaaaaa......mas não sai do meu chão nordestino!  Nenhuma mudança foi totalmente volitiva, mas todas tiveram respaldo profissional.
Na verdade há 22 anos atrás eu tive um encontro com uma pessoa muito especial, um peregrino também, um habitante de tendas como os ciganos, um fazedor de histórias como os arqueólogos e um descobridor de novidades como um turista...um peregrino que até hoje anda comigo, ou seja, eu ando com Ele: DEUS!
...podem chamá-lo como quiserem...até de Deus desconhecido...não importa...pois apesar dEle ser imutável, Ele é peregrino até no nome! Desde que eu o conheci eu me coloquei de malas prontas, na plataforma da estação..claro, sem deixar de retocar o visual....mas pronta pra ir onde, quando, e como Ele me chamar!
Até hoje eu não sei se me agarrei a Ele pra viajar, ou se Ele me preparou desde criança pra peregrinar! Para mim isso não é importante....importante mesmo é o Caminho e a companhia de quem anda junto!...o lugar????...tanto faz....contanto que a mala feche...rsrsrsrsrsrs....isso é fato....é minha singularidade de raízes burguesas misturada com raízes sertanejas...que me faz beber água de pote na taça de cristal sentada num tamborete de pele de cabra como quem estar no palácio do Rei....e né naum????....qualquer lugar do mundo é um palácio se você trás a realeza na alma e a humanidade na mala!!!!
Tô fechando mais uma etapa de vida!
Este ano fecho mais um ciclo.
Tô de joelhos...Tô com um misto de ansiedade e paz imensurável!
Tô com a "frivioca" da peregrinação....rsrsrsrs....
Estou saindo da mesmice para a novidade de vida....da acomodação para a inovação...da segurança para o desconhecido...mas não estou aqui...estou sempre indo, indo, indo...
 PORÉM, APESAR DE ESTAR SEMPRE INDO...
ESTOU SEMPRE LIBERTARIAMENTE VOEJANDO NO ENTORNO DAS MÃOS DE DEUS....
POIS DAÍ NUNCA SAIREI...
É DESSAS MÃOS QUE VEM O MEU FÔLEGO RENOVADO QUE ME PERMITE ANDAR MAIS UMA MILHA
...QUE VENHA!

ROSE LIRA.

2 comentários:

  1. Rose

    Que linda vc! A tua história a tua vida e essa forma singela como escreve.
    Sempre fui ave solta, se quiser posso voar, mas inversamente busco raiz e um ninho pra pousar.
    Talvez tenha que aproveitar as asas antes do pouso, talvez seja isso.

    Milhoes de beijos

    ResponderExcluir
  2. Fico muito lindo esse texto. Poderia ser a introdução da tua auto-biografia que escreverás daqui uns anos....heheh

    ResponderExcluir

Poderá gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...