12 de janeiro de 2011

COMER E BEBER JUNTOS NOS ENSINA



Comensalidade significa comer e beber juntos. Significa alimentar o corpo e a alma. Compreende também dar sentido a uma atividade tão primária e cotidiana, embora escassa nos dias atuais, que é a alimentação em grupo.

Quando comemos e bebemos juntos existe o desafio da comunhão, da partilha e de encontrar sabor nas relações tanto quanto nos alimentos que ingerimos. Comer e beber juntos traz significados e saberes que vêem de uma alma doadora para outra alma atenta e sensível.

Dia 22 de junho é o meu aniversário e também do meu filho Eric. Nascemos em uma mesma data e numa mesma hora. Então já viu né? Praticamente perdi as comemorações do meu “niver” por muitos anos porque o dele era o foco maior. Até porque ele foi desenganado pela medicina ainda bebê, e então cada ano a mais era uma vida a mais.

Quando ele atingiu a sua juventude, iniciamos um desafio de comemorar (com. memória , lembrança) os dois juntos com familiares e amigos. Que riqueza foi começarmos a unir nossas alegrias e festejos no mesmo momento, comer e beber juntos por um motivo maior: celebrar as vidas.

E foi no nosso “comemorar” de 2010 que essas fotos acima foram tiradas. Olha que lindo é o momento do registro de uma grande concentração, para atingir uma importante conquista, que resultará em um enorme prazer para ele, que é tomar um refrigerante – algo realmente que ele não troca por nada (lembrem-se: ele é especial e tem uma coordenação e visão comprometidas).

Na foto quase consigo vê-lo falar: “Foco, atenção, deixa a festa rolar, eu tenho um objetivo, vão se divertindo, daqui a pouco conquisto meu ponto de chegada e me reúno a todos vocês. E vocês nem notarão o meu esforço e a minha conquista. Mas eu sim, desfrutarei da minha realização única e certeira que me devolverá a vocês mais realizado e feliz”.

Ahhhhhhh....preciso disto. Preciso desta concentração que focaliza e não despreza a concentração do outro. Preciso deste foco que se volta para si mesmo em meio ao burburinho da vida por uma causa maior. Preciso desta disposição de se alegrar e desfrutar das minhas conquistas enquanto me uno aos meus semelhantes sem a necessidade de manifestar o resultado do meu labor.

Eric...grande mestre da vida. Seu saber enobrece a alma atenta. E incomoda o espírito inseguro.

Rose Lira.

3 comentários:

  1. O grande professor Éric. As fotos ficarão ótimas. E o texto está maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Éric, qualquer dia iremos tomar um porre de Coca-Cola juntos.
    Um Abraço e Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigadu gente...tão bom saber que vocês estão lendo...aceito sugestões tá?

    ResponderExcluir

Poderá gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...