25 de junho de 2012

Felicidade da minha felicidade!



Estava aqui pensando que faz algum tempo que não escrevo usando como imagens fotos pessoais ou da minha família...então resolvi pegar uma situação marcante e recente que houvesse imagens suficientes, e  que encontrasse inspiração para explorar o terreno fértil que busco nelas...sim...as imagens pra mim são o terreno, e a minha vivência as sementes...e a tua vida o endereço, o ouvido, o objeto de propósito...apesar que na verdade tua vida é apenas meu espelho: onde me vejo, me lanço, mergulho e me abraço.

POSSO SEMEAR?

Minha filha passou o último mês se entregando a uma de suas atividades mais prazerosas do ano...ensaio da quadrilha junina do colégio. Todo ano se entrega a esse projeto de forma intensa e profissional...ensaia, ensaia, ensaia...sua, transpira, decora música, se emociona, faz calo e bolhas nos pés...fica ansiosa, fica nervosa, fica feliz...quem disse que a felicidade é calma, é estagnada ou é preguiçosa?...quem disse que a felicidade é cheia de facilidades?...quem disse e convencionou o que seria felicidade?...sabemos que a felicidade de cada pessoa é singular e individual...mas descobri uma verdade esse último mês assistindo tudo em volta de mim...A FELICIDADE PRECISA SER MUITO ENSAIADA!...até porque é capaz que ela passe por nós e agente nem perceba que ela passou...que ela estava...que ela é!..É capaz também que nós possamos estar vivendo um estado de letargia e preguiça vivencial de tal forma que "pensemos" que somos felizes...mas se você fica feliz com o auto-engano, permaneça nele...cada qual com seu cada qual...
MAS OUSO SUGERIR QUE ENSAIEMOS PARA APRENDER O PASSO DELA!
ELA NÃO DANÇA SOZINHA...NUNCA...A felicidade deveria ser palavra composta..e é....feliz cidade...coletividade...pluralidade...No ensaio com o outro se descobre que há necessidade de ritmos, de harmonia, de olhares, de inclinações, de sincronia, de cumplicidade, de amparo, de cuidado, de abraço, de afago, de verdade mesmo nos momentos alegóricos da vida...de platéia, de aplauso, de aceitação, de ser livre pra ser junto, de se jogar pra baixo pra depois se ter o prazer de ser reerguida...A DANÇA DA VIDA TEM UM PASSO DE ENSAIO ETERNO!
Essa besteirada que andam ai falando sobre mim...a felicidade...que eu me basto, que eu e só eu sou responsável por mim...que tenho que me preocupar só com a minha plenitude e com a cor que prefiro, ou ainda que não entre no meu território porque não vou deixar você chegar perto pra não me estragar, tudo isso é uma "balela" das grandes...SOU FELICIDADE DEVIDO A PROXIMIDADE!...PRECISO DE SUA MÃO NA MINHA VIDA PRA COLORIR OS ESPAÇOS VAZIOS DOS MEUS SONHOS!
 Bendita mão que preenche os traços, que colore os espaços, que visualiza com uma distância suficiente que eu mesma não posso, por estar tão mergulhada em mim que não consigo me ver...AHHH FELICIDADE, SE NÃO FOSSE A DISTÂNCIA QUE APROXIMA O QUE SERIA DO TEU ROSTO SEM COR?
Vem VIDA, vem e delicadamente com o teu jeito moroso de se desenhar, vem e realça minha beleza traçada desde a eternidade...completa teu propósito de me enfeitar de feliz, de sorrisos, de cantos de bocas repuxados pelo prazer de uma demora onde se antevê um resultado perfeito...mesmo que transitório!
FELICIDADE É COMO UMA PINTURA QUE REFLETE DO FUNDO DA ALMA A ILUSÃO DA PERFEIÇÃO DO IMAGINÁRIO!...Precisa de moldura como toda boa pintura...enquadra na tentativa de dar uma forma respeitando as próprias formas e estruturas pessoais...mas se enquadra...PORQUE FELICIDADE É COMO CABELO REBELDE, FICA A TODA HORA TENTANDO ESCAPAR DE SUA RAIZ!...aí puxa, enrola, fixa, prende, eleva...mas não te inquietes, ...ela não vai embora, pelo simples fato que A FELICIDADE MORA DENTRO DE TI, ESTÁ PRESA EM TUA CABEÇA, É TOTALMENTE TUA!...as vezes ela fica desalinhada...mas está lá...as vezes ela fica modificada, cortada, repicada, colorida...diferenciada...em cada tempo ela se apresenta diferente...mas é sempre a mesma em sua  essência....É TUA!
TE VESTE DE FELICIDADE PORQUE TU ÉS A FELICIDADE!
TE ENFEITAS DE FELICIDADE COMO SE ISSO FOSSE APENAS UM MOMENTO.
E É!
MAS FILHA MINHA, PRESTAS ATENÇÃO QUE O ENCANTO ESTÁ EM TEUS OLHOS QUE SÃO OS ESPELHOS DE TUA ALMA.
A BELEZA ESTÁ EM TEU CORAÇÃO, NA TUA ENTREGA, NO TEU ESFORÇO, NAS VEZES QUE CHORASSE A CANTAR A MÚSICA EMOCIONANTE DA ALEGRIA!
A FELIZ É VOCÊ...A CIDADE SÃO OS MUITOS E OS POUCOS QUE PASSARAM, PASSAM E IRÃO PASSAR EM TUA VIDA LINDA!

ENTÃO SACODE TUAS SAIAS E DANÇA A TUA DANÇA, SABENDO QUE NUNCA DANÇARÁS SOZINHA...NUNCA...PORQUE ELE, TEU DEUS, ESTARÁ SEMPRE CONTIGO, E TE EXPRESSARÁ ISSO ATRAVÉS DAS FELICIDADES QUE ESTARÃO NO MESMO SHOW COM VOCÊ...EXISTE UMA PLATÉIA QUE TE VÊ DANÇAR A TUA DANÇA..ELA APLAUDE, ELA VAIA, ELA GOSTA, DESGOSTA...MAS ESTÁ LÁ...TE VENDO...TERÁ PISÕES, EMPURRÕES, SUORES, APERTOS...MAS TAMBÉM ABRAÇOS, AMPAROS, SORRISO

OBRIGADA POR VOCÊ MINHA FILHA.
IVOCÊ MEU AMIGO, MINHA AMIGA.
MEU PRÓXIMO. MEU DISTANTE.
MEU IGUAL, MEU DIFERENTE.
VOCÊ SER: A FELICIDADE DA MINHA FELICIDADE!

Rose Lira.

Um comentário:

  1. "

    Felicidade?

    Disse o mais tolo: "Felicidade não existe."
    O intelectual: "Não no sentido lato."
    O empresário: "Desde que haja lucro."
    O operário: "Sem emprego, nem pensar!"
    O cientista: "Ainda será descoberta."
    O místico: "Está escrito nas estrelas."
    O político: "Poder"
    A igreja: "Sem tristeza? Impossível.... (Amém)"

    O poeta riu de todos,
    E por alguns minutos...
    Foi feliz!"

    (O Teatro Mágico)

    Adorei o texto. Mostrou que a felicidade nao é só possível, ela também é coletiva. A gente é feliz com a cidade que nos acolhe, nao é? rs Ou que acolhemos...
    Lindo mesmo Rose. Gosto muito do que vc escreve, de verdade! Se eu nao gostasse, acredite, nem por toda "cidade" do mundo eu voltaria rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir

Poderá gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...