4 de março de 2011

“TOICINHO” OU “BACON”




Qual o nome trás mais proximidade? Gera mais pertencimento? Toicinho ou Bacon?

Bacon é gostoso, é diferente, é chique, é algo que vem de fora de nosso mundo e que é trazido para dentro, não movido pelo sentimento de inclusão, mas pela desqualificação do que já existe “dentro” mas que não consegue ser valorizado.

Toicinho é gostoso, é comum, é nosso, é sonoro, o “ccciii” parece como o som da fritura na caçarola. É algo de dentro de nossa cultura, que resgato para dentro e para fora, movido pelo afeto e sentido de pertença. Toicinho gera vínculos e valores que produzem estima.

Imaginem então um gato chamado “Toicinho”. O gato de Soraia. Um gato assustado por tudo que seja Bacon, estranho, ameaçador. Fica a pergunta: Um gato covarde, ou, resistente a invasão da sua própria identidade que insistentemente vem sendo ameaçada enquanto espécie, enquanto vida?

Um gato que aceita o outro desde que o outro o aceite, o acolha, o encontre, o permita se esparramar na proximidade encaixada de corpos que se enroscam movidos pelo amor fraterno e amigo da vida - posso até ver a Soraia representando com gestos e posturas o momento em que ele, Toicinho, lhe estende os braços e se aventura em deitar em cima dela, envolvendo-a com o seu rabo, numa quase simbiose que o permita ser Toicinho.

E que mesmo sendo um Toicinho que não se una aos ovos em sua fritura (ele foi castrado*@#*!), mesmo assim, ele não perde sua capacidade de Ser o Somos. Viva o Toicinho!

“Quem tem olhos para lê, leia...Quem tem coração para entender, viva”.

OBS. As fotos acima não são do Toicinho. Quem sabe as fotos originais possam chegar para nosso deleite visual?

Rose Lira

2 comentários:

  1. hehe é... Esses bichinhos são "figuras" mesmo. Pena q tive uma experiência triste com eles um dia...

    Presenciei algo que teria sido melhor não presenciar...

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Rose,lindas as fotos o texto muito apropriado.Maravilhoso!!! Um abraço.

    ResponderExcluir

Poderá gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...